Manômetros

A altura do nível do mar tem algum efeito no resultado de medição de instrumento para a medição da pressão relativa?

Não, isto não tem um efeito, como sempre é a pressão diferencial que é medida em relação ao ambiente.


Como reage o sistema de medição do manômetro diferencial com diafragma, modelo 7, quando a pressão ultrapassa o valor final da escala?

O lado positivo ou negativo da segurança contra sobrepressão, até uma pressão máxima de operação (PN40, PN100, PN250, PN400), é alcançado com a superfície de suporte do elemento metálico de medição; Pressão dentro da carga permitida de sobrepressão não deixa danos permanentes no sistema de medição.


Qual é a temperatura do meio armazenado dentro do tanque criogênico quando se atinge o manômetro?

Gás-criogênico é um gás gasoso em temperatura e pressão ambiente e torna-se líquido sob refrigeração e compressão. Devido o resfriamento e compressão o volume de gás pode ser reduzido e assim será possível armazená-lo em grande quantidade, em um tanque.

Gases líquidos típicos que são armazenados em tanques fechados são: nitrogênio, oxigênio, argon, dióxido de carbono, gás natural liquefeito (LNG) e óxido nitroso.

A seguinte tabela mostra o ponto de ebulição destes gases com pressão ambiente e com 20 bar dentro do tanque:    

                                   Pressão ambiente     20 bar
nitrogênio                    -196°C                      -157°C
oxigênio                      -183°C                      -140°C
argon                          -186°C                      -143°C
dióxido de carbono     Não líquido               -19°C
gás natural liquefeito  -162°C                      -107°C
óxido nitroso               -88°C                        -16°C

A temperatura mais baixa para gases técnicos líquidos dentro de um tanque é -196 °C da fase líquida de nitrogênio, se tem cerca de 1 bar dentro do tanque. Se a temperatura do gás líquido dentro do tanque aumenta, assim a pressão dentro de tanque também aumentará.

Um tanque para gás líquido sempre consiste de dois tanques: um tanque interior e um tanque exterior. Existe um vácuo entre os tanques os quais são conectados através de barras de aço. O vácuo isola o tanque interior da temperatura externa para garantir que a temperatura do meio dentro do tanque está sob menos influência de temperatura ambiente.

Tem dois tubos que conectam-se ao tanque interior com um manômetro montado no tanque exterior. Um conecta-se à parte superior do tanque (fase gasosa) com o manômetro e a outra conexão na parte inferior do tanque (fase líquida) com o manômetro.Logo que o gás sai de dentro do tubo sai do tanque exterior, que é a área isolada, ele torna-se gasoso.

Dentro do tubo, o meio alcançará a temperatura ambiente antes de chegar ao manômetro. Como consequência, a mais baixa temperatura do meio no tubo fora de tanque é a temperatura ambiente. Para nossos Cryo Gauges a temperatura mais baixa permitida é -40 °C. O meio sempre será gasosos quando chegar no manômetro.


Para que servem estas "pequenas alavancas amarelas" na caixa de manômetros?

Manômetros para faixas de pressão abaixo de 25 bar geralmente possuem um plug de enchimento com alavanca pequena. Estes pluges estão fechados na entrega, e devem ser abertos na instalação para prevenir qualquer aumento de pressão na caixa. Esta pressão na caixa resulta em altos desvios de exatidão inadimissíveis ao manômetro.


O que eu posso fazer se a temperatura do meio está acima de 100°C com instrumentos com enchimento?

Você pode utilizar um sifão para manômetro ou um capilar como elemento adicional de refrigeração, para resfriar a temperatura de meio.


O que acontece com um manômetro diferencial, modelo 7, com diafragma de separação fabricado de elastômeros quando utilizado abaixo das temperaturas especificadas na folha de dados?

A exatidão deteriora significativamente abaixo da temperatura ambiente permitida, como o diafragma (que é fabricado de FPM, FKM ou NBR) que endurece com temperaturas baixas.


O que é a classe de exatidão?

A classe de exatidão indica o limite de erro da faixa de medição em porcentagem.


Qual é a diferença entre um manômetro padrão e um manômetro de segurança?

Uma versão de segurança (código S3 conforme EN837) possui adicionalmente uma parede defletora sólida soldada entre o mostrador e o sistema de medição. Adicionalmente, a caixa possui uma parede de fundo que pode ser estourada completamente. O visor é tipicamente fabricado de vidro de segurança, laminado. Se a pressão aumenta na caixa (por exemplo, em uma ruptura no tubo Bourdon), esta pressão escapará totalmente pela parede traseira, que será ejetada da caixa pela pressão. Uma soltura da pressão através do vidro é impossível, e assim não há nenhum risco dos usuários serem atingidos por vidros Na WIKA estes instrumentos são especialmente marcados no mostrador com um "S" circulado.


Qual é a função de uma válvula de bloqueio com 4 ou 5 vias?

Além disso, estas válvulas de equalização da pressão, com válvula integrada de fechamento, purga e alívio, permitem que o manômetro possa ter alívio em um ou ambos os lados e a linha de alimentação possa ser purgada.


Qual é a função de uma válvula de bloqueio?

Com válvulas de equalização da pressão tipo montante, é possível atingir uma carga de pressão uniforme dos lados positivo e negativo, para evitar sobrepressão unilateral durante o início e operação, e também permite controlar o ponto zero durante a operação.


Qual é a função de uma válvula de bloqueio com 3 vias?

Com válvulas de equalização da pressão tipo montante é possível atingir uma carga de pressão uniforme dos lados positivo e negativo, para evitar sobrepressão unilateral durante o início e operação, e também permite controlar o ponto zero durante a operação.


Quando o mostrador deve ter uma marcação CE?

Quando o instrumento está sob o escopo de uma diretriz para equipamentos de pressão (PED; >= 200 bar), diretriz para a compatibilidade eletromagnética EMC (por exemplo, intelliGAUGE) ou diretriz para baixa voltagem (por exemplo, contatos 821 ou 851).


Quando deve ser utilizado um restritor?

Para picos de pressão ou para cargas ou descargas de pressão súbitas.


Quais instrumentos estão adequados para líquidos com pequenas faixas de medição?

Manômetros com diafragma estão adequados para líquidos até 16 mbar (devido a câmara de pressão de auto-esvaziamento)


Por que os modelos 736.11 e 736.51 geralmente não são adequados para meios agressivos?

A pressão baixa (lado negativo) entra no interior do vidro da caixa e assim o mostrador (Al), ponteiro (Al), vidro, etc. ficam molhados. Somente o lado positivo, que é feito no interior de um manômetro capsular, que é fabricado de aço inoxidável e assim é resistente contra meios agressivos.


Por que alguns manômetros somente podem ser utilizados até uma temperatura ambiente de 60°C?

O visor do manômetro é fabricado de vidro de segurança, assim somente pode ser utilizado para temperatura ambiente de até 60°C. O vidro de segurança é fabricado de dois discos de vidro. Estes discos de vidros são conectados por uma película. Se a temperatura aumentar acima de 60°C, a película rompe-se. Consequentemente, a faixa não pode ser lida.


Por que existem manômetros com enchimento?

O líquido de enchimento serve como amortecimento para as partes em movimento na caixa. Como resultado, danos causados pela vibração e desgaste aumentado nas partes em movimento, podem ser prevenidos.


Por que o manômetro diferencial dos modelos 7 de manômetros diferenciais com tubo Bourdon não deve ser permitido de estar menos de 1/6 do valor final da escala?

Para manômetros diferenciais, modelo 7, a pressão estática é a mesma pressão como o valor completo da escala em 270 graus de rotação. Com uma pressão diferencial esperada de 1 bar com uma pressão estática de 10 bar, os dois ponteiros estão em uma distância de somente 27 graus. Como resultado, para garantir que a leitura está ainda aceitável, a pressão diferencial não deve ser menos que 1/6 do valor final da escala (aproximadamente 45 graus).


O que são instrumentos de medição mecatrônica?

É quando temos componentes ou conjuntos eletrônicos integrados a um instrumento de medição mecânico. Desta forma, obtemos uma indicação local totalmente mecânica e adicionalmente a transmissão de um sinal elétrico de saída ou a função de contatos elétricos. A vantagem deste tipo de instrumento é que a medição local é mantida mesmo em caso de falta de energia ou interrupção do circuito do sinal elétrico.

O que significam as abreviações PGT e PGS?

O modelo PGT (Pressure Gauge Transmitter - transmissor de pressão manométrica) é um instrumento para a medição mecatrônica de pressão que indica a pressão sem requerer alimentação externa, e simultaneamente gera um sinal eletrônico de saída. O modelo PGS (Pressure Gauge Switch - manômetro com contato elétrico) é um instrumento para a medição mecatrônica de pressão que indica a pressão sem requerer alimentação externa, e simultaneamente oferece uma função com contato eletrônico.


O que é um relê com contato reversível?

Quando o ponto de configuração está ultrapassado, simultaneamente um circuito está aberto (NC) e um circuito está fechado (NO). Contatos reversíveis são denotados pelo número 3 (SPDT).


O que é um contato magnético de ação rápida (modelo 821)?

O contato magnético tipo snap-action é um contato físico e mecânico para chaveamento de cargas até 30W 50VA. O saída de sinal está alcançado antes ou após o movimento de ponteiro com o valor atual. Para fechar o circuito, o pino de contato do braço móvel de contato, está atraído instantes antes do ponto pela ação de um imã permanente montado no braço de carregador. Devido à força do imã, contatos magnéticos tipo snap-action são imunes à vibração. Para abrir um circuito, o imã mantém o braço de contato atraído até a força de recuperação do elemento de medição excede, e assim o contato se abre.


O que é um contato tipo reed (modelo 851)?

Contatos tipo reed são utilizados para chaveamento de tensões e correntes elétricas de baixa intensidade. Com o seu projeto hermeticamente selado com gás inerte,  não ocorre corrosão nas superfícies de contato. Sua alta confiabilidade e baixa resistência de contato tornam estes conatos adequados para um grande número de aplicações. Elas, por exemplo, incluem aplicações CLP´s, conversão de sinais em instrumentos de medição, luzes de sinalização, transmissão de sinais acústicos e muito mais.

O que é um contato eletrônico (modelo 830.E)?

Contatos eletrônicos são equipados com um sensor livre de contato. Eles são especialmente adequados para manômetros com enchimento de óleo e devem ser preferidos para voltagens baixas e pequenas cargas DC, assim como para uma entrada de sinal de um PLC (controlador lógico e programável).


O que é um contato indutivo (modelo 831)?

Contatos indutivos de limite em manômetros com ponteiro são equipados com sensores elétricos sem contato direto (contato de proximidade) conforme EN 50227. O sinal de saída é determinado pela presença ou ausência de uma bandeirinha, atuado pelo ponteiro do valor atual dentro da faixa do campo eletromagnético do contato de proximidade. Eles são principalmente utilizados em áreas classificadas.


O que é um amplificador isolador?

O amplificador isolador transmite sinais digitais de áreas classificadas. Os transmissores de sinais podem ser sensores conforme DIN 19234 (NAMUR) ou contatos mecânicos. A entrada é seguramente isolada da saída e a fonte de alimentação é conforme DIN EN 50020. A saída e a fonte de alimentação são seguramente isoladas conforme a DIN EN 50178.

O que é ATEX?

ATEX é um sinônimo comum para as diretrizes ATEX da União Europeia. O nome vem do idioma francês da abreviação 'Atmosphere explosible'. Atualmente foram incluídas outras duas diretrizes na área da proteção contra explosão, nomeadas como diretriz de equipamentos ATEX, 94/9/EC, e a diretriz da área de trabalho ATEX, 99/92/EC.

O que significa a função de chaveamento?

Com a função de chaveamento, nós entendemos a abertura e fechamento de circuitos elétricos. Contatos fechados (NC, denotado com 2) interrompem um circuito ao aumento da pressão (em sentido horário); contatos abertos (NO, denotado com 1) fecham um circuito ao aumento da pressão (em sentido horário).


Qual norma trata sobre manômetros e termômetros com contato?

Contatos deslizantes e magnéticos do tipo snap-action montados em manômetros e termômetros com diâmetros da caixa de 100 e 160 mm são previstos pela norma DIN 16085.