15. Auditoria de processo
A WIKA realiza auditorias de processo baseadas na lista de controle WIKA, nas premissas dos fornecedores. A auditora de processo é agendada em coordenação com o departamento responsável do fornecedor. A WIKA pode realizar a auditoria de processo no escopo da inspeção da amostragem inicial (por exemplo, novo fornecedor). Quando a auditoria for finalizada, o fornecedor será informado sobre o resultado da auditoria entre uma semana útil, mas a informação será geralmente dada no dia da visita. Se o resultado necessita de medidas de melhoria, o fornecedor deve elaborar um plano de ação e enviá-lo para o auditor da WIKA no período combinado. A auditoria de processo inclui os estudos de capacidade, a observação de prazos de entrega, documentos para a inspeção da amostragem inicial e um planejamento avançado da qualidade do produto. Opcionalmente a WIKA realizará uma auditoria de processo conforme VDA 6.3 (veja fornecimento em série de elementos, ponto 7 (6), auditoria de processo).
16. Aquisição de dados dos materiais
Se solicitado pela WIKA, a aquisição de dados dos materiais será parte da inspeção de amostras. O fornecedor inserirá os dados necessários no sistema e os disponibilizará para a WIKA, sem custos. Além disso, o fornecedor deve apresentar um programa de disposição ou reciclagem dos materiais.
IMDS (International Material Data System / Sistema internacional de dados de materiais)
O termo IMDS descreve um sistema de gestão para o armazenamento, intercâmbio e gerenciamento, da indústria automotiva. Na base deste sistema, uma folha de dados do material é criada indicando todos os materiais utilizados para um componente junto com os componentes proporcionais de material e assim como todos os dados necessários para reciclagem posterior das peças do veículo.
REACH (Registration, Evaluation, Authorisation and Restriction of Chemicals / Registro, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos)
REACH é uma regulamentação dos produtos de químicos da EU, que entrou em vigor 1º de junho de 2007. Como regulamentação UE, a REACH é aplicável igualmente e diretamente em todos os seus Estados membros.
RoHs (Restriction of the Use of Certain Hazardous Substances / Restrição de Determinadas Substâncias Perigosas)
A diretiva CE 2002/95/CE na restrição de determinadas substâncias perigosas em equipamentos elétricos e eletrônicos regulariza o uso de substâncias perigosas em instrumentos e componentes. Esta diretiva e sua transposição numa Lei nacional são designadas com a abreviação RoHS.
17. Inspeção da amostragem inicial
A inspeção da amostragem inicial é a última etapa da peça piloto e sua transição para a produção em série. Inclui a inspeção final e aprovação de componentes para uso na produção em série. A amostragem inicial são produtos que já foram fabricados por meios de equipamentos para produção em série no local pretendido e sob condições do processo em série. Assim, deve ser garantido que os produtos fabricados pelo fornecedor cumpram todos os requisitos WIKA, conforme os desenhos e especificações. A amostra “C” (série zero) = amostra que foi fabricada exclusivamente por meios de equipamentos para produção em série sob condições respectivas. Componentes com um índice de 01 ou mais. A primeira inspeção será gratuita para a WIKA.
Relatório de inspeção da amostragem inicial
A WIKA disponibiliza o formulário para o fornecedor imediatamente após o pedido. O fornecedor preencherá o formulário. Se, forem utilizadas ferramentas de múltiplas cavidades, a inspeção de amostragem inicial seria realizada para cada cavidade.
Entrega de documentos e aprovação de peças
Todos os documentos preenchidos devem ser salvos em uma pasta que deve ser enviada por e-mail para o departamento de Compras .A amostragem inicial deve ser marcada antecipadamente ao envio para a WIKA, pois garante as partes as atribuições ao relatório de inspeção. O fornecedor não pode entregar quaisquer partes produzidas em série à WIKA até que elas aprovadas por escrito.
Amostragem posterior
A WIKA reserva-se ao direito de cobrar o fornecedor, pelos custos da amostragem, se a aprovação da amostragem inicial, não pode ser concluída devido à preparação insuficiente por parte do fornecedor.
18. Amostragem de referência
Uma amostragem de referência deve ajudar para alcançar o nível de qualidade necessário, o que é importante se os dados disponíveis são insuficientes ou não claros, e consequentemente, as peças não podem ser aprovadas.
A WIKA recomenda ao seu fornecedor que mantenha em arquivo, no mínimo uma amostragem de referência junto com os documentos da amostragem inicial. A amostragem de referência deve ser marcada como tal e possui as mesmas dimensões que as peças fornecidas. Salvo se combinado o contrário, o fornecedor deve manter uma amostragem de referência para cada cavidade de ferramenta ou processo.
19. Certificados de teste
Se requerido pela WIKA nos documentos de pedido ou na documentação técnica, a versão mais recente do certificado de teste deve ser estabelecida, conforme DIN EN ISO 10204. Exceções desta regra devem ser negociadas separadamente e devem ser documentadas no pedido. Os resultados de inspeção serão certificados por um departamento que é independente do departamento de fabricação e confirmado pelo um expert designado pelo fornecedor. Resultados de inspeção com base de testes específicos, por exemplo, testes conforme as condições técnicas especificadas no pedido fazem parte do certificado de teste. Para determinar se as partes cumprem os requisitos especificados no pedido, os valores nominais e atuais devem ser indicados claramente. Os valores nominais serão retirados da documentação técnica. O certificado de teste deve estar disponível para a WIKA em forma eletrônica no recebimento dos produtos.