Solicite informações

Você gostaria de mais informações? Escreva para nós.

Preencha o formulário
Contato de vendas Perguntas? Encontre um contato.

O sensor de temperatura apresenta uma resistência elétrica dependente da temperatura. Isso aumenta com a temperatura e, portanto, é conhecido como PTC (coeficiente de temperatura positivo). Com requisitos de medição industrial, são utilizados principalmente resistores de medição Pt100 ou Pt1000. Na IEC 60751 (DIN EN 60751), são definidas as características exatas desses resistores de medição e dos termômetros com base neles. Para obter mais informações sobre as propriedades de um sensor de temperatura Pt100 ou Pt1000, consulte informação técnica WIKA IN 00.17.

A WIKA pode fornecer todos os sensores de temperatura, seja com Pt100 ou com sensores de temperatura Pt1000:

Como são desenvolvidos os sensores de temperatura Pt100/Pt1000?

No uso industrial, sensores de temperatura Pt100/Pt1000 geralmente existem como uma inserção de medição que é instalada em uma cabeça de conexão e componentes de proteção adequados. A conexão elétrica é feita dentro da cabeça de conexão. A unidade facilmente substituível do termômetro é referida como uma inserção de medição, que consiste em um conduíte ou cabo de material adequado e cuja extremidade sensível contém um ou mais resistores de medição de platina Pt100/Pt1000. Protegido por um termowell, pode-se construir um ponto de medição de temperatura que possibilite a troca do sensor em caso de reparo ou calibração sem interferir no processo.
Um novo desenho industrial dos sensores de temperatura Pt100/Pt1000 são aqueles conhecidos como sondas de cabo. Nestes casos, o cabo de conexão é montado diretamente com a parte metálica do termômetro.

Por que Pt1000 em vez de Pt100?

Se um sensor de temperatura Pt100 ou pt1000 é usado depende da respectiva aplicação. Na indústria de processos, os sensores de temperatura Pt100 representam o mais utilizado e o tipo de sensor de resistência mais comum em todo o mundo. No entanto, existem aplicações onde o uso de sensores de temperatura Pt1000 faz sentido. Assim, por exemplo, com uma conexão de dois fios, o uso de sensores de temperatura Pt1000 tem a vantagem sobre os sensores de temperatura Pt100, já que aqui a influência do comprimento do cabo no erro geral medido é apenas uma fração da dos sensores Pt100. Mesmo com termômetros alimentados por bateria, a maior resistência nominal do sensor de temperatura Pt1000 tem um efeito positivo no equilíbrio energético do instrumento. Por essa razão, as baterias têm uma vida útil mais longa, o que significa intervalos de manutenção mais longos e com isso custos reduzidos de serviço. Ao usar sensores de temperatura Pt1000, deve-se garantir que a eletrônica de avaliação a jusante possa realmente processar o sinal Pt1000. Em controladores de temperatura modernos ou instrumentos de exibição este é geralmente o estojo, pois a entrada do sensor pode ser configurada livremente.

Por que os sensores de temperatura devem ser calibrados regularmente?

Ao longo do tempo, cada instrumento de medição exibirá valores medidos em mudança. Isso porque os instrumentos envelhecem através da influência de tensões mecânicas, químicas ou térmicas. Através da calibração, isso pode ser detectado em tempo há muito tempo. Por isso, é essencial calibrar sensores de temperatura Pt100/Pt1000 em intervalos regulares.
A calibração dos instrumentos de medição de temperatura é fundamentalmente diferente do procedimento para instrumentos de medição de pressão. Muitas vezes, os termômetros são apenas calibrados em um único ponto fixo. Este pode ser, por exemplo, o ponto triplo da água. Para a calibração dos sensores Pt100/Pt1000, sua curva característica, geralmente muito conhecida, é então deslocada para baixo ou para cima para que o instrumento de medição de temperatura mostre o valor correto no ponto fixo.
Os termômetros industriais são geralmente calibrados com um instrumento de medição de maior qualidade. Isso é muitas vezes feito com banhos de imersão ou fornos. Assim que um equilíbrio térmico entre os termômetros de resistência Pt100/Pt1000 e o líquido de banho se instalou, o display (ou o sinal de saída) dos itens de teste é comparado com o do termômetro padrão. Em particular, este cenário é muito popular no local, onde se usa calibradores de poço seco.

A WIKA pode fornecer todos tipos de termorresistências, seja com sensores de temperatura Pt100 ou P1000:


Contate-nos

Nosso competente departamento de vendas está à sua disposição para escolher termorresistência Pt100/Pt1000 adequada para sua aplicação.

Minha lista - Documentos (0)

Nenhum documento adicionado. Para adicionar, selecione o documento pelo ícone da bandeira. E retorne para aba “Adicionados” e insira seu e-mail no rodapé.

O máximo de 20 itens excedido.

Para receber seu link de download por e-mail, insira seu endereço aqui:

Endereço de e-mail inválido.

  • 0
  •