Solicite informações

Você gostaria de mais informações? Escreva para nós.

Preencha o formulário
Contato de vendas Perguntas? Encontre um contato.

O sensor de temperatura é uma termorresistência que apresenta uma dependência da resistência elétrica em função da temperatura. Esta aumenta com o aumento da temperatura e é conhecida como um PTC (positive temperature coefficient). Para as necessidades de medições industriais, normalmente os resistores de medição Pt100 e Pt1000 são utilizados. Na IEC 60751 (DIN EN 60751), são definidas as características exatas destes resistores de medição e das termorresistências. Para maiores informações das características dos sensores veja informação técnica WIKA IN 00.17.

Construção do sensor de temperatura Pt100/Pt1000

Em aplicações industrias, sensores de temperatura Pt100/Pt1000 usualmente existem com um elemento de medição que é montado em um cabeçote e numa proteção apropriada. A ligação elétrica é feita dentro do cabeçote. Como o elemento de medição é uma parte facilmente substituível do instrumento, o qual consiste de um conduite ou cabo do material adequado e cuja extremidade sensível contem um ou mais resistores de medição de platina Pt100/Pt1000.

Protegido por um poço de proteção, um elemento de medição de temperatura pode ser construído permitindo sua troca durante uma parada para manutenção ou calibração sem interferência com o processo.

Uma outra construção industrial de sensores de temperatura Pt100/Pt1000 é conhecida como sensor com cabo. Estes casos, o cabo é montado diretamente na parte metálica do instrumento.

Aplicação do sensor de temperatura Pt100/Pt1000

Um Pt100 ou um Pt1000 podem ser utilizados dependendo da respectiva aplicação. Em processos industriais, os sensores Pt100 são frequentemente mais utilizados e mundialmente o mais comum tipo de termorresistência. Entretanto, há aplicações onde o uso de sensores Pt1000 fazem mais sentido. Assim, por exemplo, em uma ligação a 2 fios, o uso de sensores Pt1000 tem uma vantagem sobre os sensores Pt100, pois a influência da resistência dos cabos condutores no erro de medição total é apenas uma fração do sensor Pt100. Com uma termorresistência operada com bateria (ex. termômetro digital) a resistência nominal elevada do sensor Pt1000 tem um efeito positivo na redução do consumo de energia do instrumento. Por esta razão, as baterias tem seu tempo de utilização aumentado, significa um aumento nos intervalos de manutenção e com isso a redução dos custos. Na utilização de sensores Pt1000, deve-se garantir que a eletrônica de avaliação possa realmente processar o sinal do sensor Pt1000. Isso é possível em modernos indicadores e controladores de temperatura, pois a entrada do tipo do sensor é configurado livremente.

A WIKA pode fornecer todos tipos de termorresistências, seja com sensores de temperatura Pt100 ou P1000:


Contate-nos

Nosso competente departamento de vendas está à sua disposição para escolher termorresistência Pt100/Pt1000 adequada para sua aplicação.

Minha lista - Documentos (0)

Nenhum documento adicionado. Para adicionar, selecione o documento pelo ícone da bandeira. E retorne para aba “Adicionados” e insira seu e-mail no rodapé.

O máximo de 20 itens excedido.

Para receber seu link de download por e-mail, insira seu endereço aqui:

Endereço de e-mail inválido.

  • 0