O termômetro industrial funciona com o princípio à expansão de gás, à expansão de líquido ou com bimetal. Um termômetro industrial é usado na medição de temperaturas entre -200 … +700 °C. Todos os instrumentos também são adequados para utilização com poços de proteção.
A WIKA oferece uma ampla linha de termômetros industriais:
Termômetros industriais medem o estado térmico de uma substância homogênea. O sistema de medição deve estar em contato direto com o meio que se deseja medir. Os métodos mais usados na medição de temperatura estão baseados nas características físicas dos materiais.
Termômetro industrial bimetálico
O termômetro industrial bimetálico funciona com um sistema de medição tubular e o elemento é disposto de forma helicoidal ou espiral. O sistema de medição consiste de duas fitas metálicas com coeficientes de expansão diferentes. Uma das extremidades do sistema bimetálico é fixa à ponta da haste do termômetro industrial e a outra extremidade à haste do ponteiro. A deformação mecânica da fita bimetalica, resulta em um movimento rotativo, causado pela variação da temperatura. O termômetro industrial bimetálico está disponível para uma faixa de medição de -70 ... +600 °C e com classe de exatidão 1 e 2 conforme EN 13190.
Termômetro industrial à expansão de líquido
Um termômetro industrial à expansão consiste de um sensor de temperatura, um capilar e um tubo Bourdon. Este sistema de medição está cheio de líquido. Se a temperatura varia, a pressão interna do termômetro industrial também irá variar. Esta pressão é transferida através de um tubo até a haste do ponteiro e assim o valor de temperatura é indicado na escala. Utilizando capilares com um comprimento de 500 a 10.000 mm, podem ser realizadas medições em pontos remotos. A faixa de medição para um termômetro industrial à expansão é entre -40 ... +400 ° C e classe de exatidão 1 e 2 conforme EN 13190.
Termômetro industrial à expansão de gás
Com um termômetro industrial à expansão de gás, a haste, o capilar e o tubo Bourdon formam uma única peça. O sistema de medição do instrumento é preenchido com gás inerte. Quando a temperatura varia, a pressão interna também irá variar. O ponteiro é acionado pela ação da pressão através do tubo Bourdon do sistema de medição. Para compensar a temperatura ambiente, um elemento bimetálico é montado entre o mecanismo e o tubo de medição. O termômetro industrial à expansão de gás está disponível para uma faixa de medição de -200 ... +700 °C e classe de exatidão 1.
Termômetro industrial de vidro para máquinas (Termômetro industrial Capela)
Este termômetro industrial é adequado para o monitoramento da temperatura de gases, vapores e líquidos em tanques e tubulações. Para a sua proteção, o termômetro industrial de vidro fica montado a uma caixa que deixa à mostra a escala de medição. A caixa do termômetro industrial de vidro para máquinas apresenta-se na maioria das vezes em forma de “V”.
Contate-nos
Nosso competente departamento de vendas está à sua disposição para esclarecer todas as dúvidas sobre termômetros industriais.