Elementos primários para medição de vazão

O que são os elementos primários de vazão?

Os elementos de primários para medição de vazão são instrumentos montados no sistema de tubulação que geram uma pressão diferencial através de uma restrição parcial na seção transversal passando através do medidor de vazão.

Como é possível medir pressão diferencial com um elemento primário de vazão?

Para medir a pressão diferencial, é necessária uma combinação de um elemento primário de vazão e um transmissor de pressão diferencial.

O que é o coeficiente de vazão Cv?

O coeficiente de vazão Cv determina a relação entre a taxa de vazão atual e a taxa de vazão teórica. Diferentes elementos de primários de vazão que têm a mesma forma geométrica, nas mesmas condições de vazão e com o número equivalente de Reynolds, têm o mesmo coeficiente de vazão.

Onde podem ser obtidos os coeficientes de vazão Cv?

Os coeficientes de vazão Cv podem ser obtidos a partir da norma (ISO 5167) para bocais, tubos Venturi e placas de orifícios que são fabricados com as tolerâncias especificadas cornforme a norma.

Qual é a relação beta (β)?

A relação beta define quão fortemente a seção transversal do tubo é restrita. A relação beta deve, portanto, ser considerada como um fator. Uma relação beta de 0,75 corresponde a uma restrição de 75% da seção transversal do tubo.

É necessária a calibração de um elemento primário de vazão?

Com elementos primários de vazão que forem fabricados com tolerâncias definidas, nenhuma calibração é necessária. Normalmente é necessária uma calibração para aplicações em que seja necessária uma maior exatidão de medição, por exemplo, para transferência de custódia ou aplicações de teste de desempenho. Através da calibração, são possíveis exatidões de menos de 0,5%.

Qual é a vantagem da placa de orifício compacta sobre um conjunto de medição (flange de orifício + placa de orifício)?

A placa de orifício compacta integra o elemento primário de vazão e as tomadas de pressão em uma única montagem. Em contraste com um flange de orifício; conexões, tubos, válvulas, adaptadores e suportes podem ser dispensados. Ele pode ser montado entre flanges de linha padrão.

O que é cavitação?

Cavitação é a geração de bolhas de vapor. As bolhas de vapor implodem após um curto período de tempo e podem gerar altas pressões com isso.

Como ocorre a cavitação?

A cavitação ocorre com altas velocidades de fluxo ou quando um objeto move-se através de um meio em alta velocidade. Também pode ocorrer se a pressão local decrescer para algum ponto abaixo da pressão de vapor do líquido e subsequentemente retornar para um valor acima dela.

Os orifícios de restrição multifuros superam a cavitação quando são necessárias baixas de pressão?

Os orifícios de restrição multifuros não resolvem problemas de cavitação. No entanto, os orifícios de restrição multiestagio podem fornecer uma solução apropriada.

Quais são os comprimentos recomendados para os trechos retos a montante e a jusante para as placas de orifício e tubos Venturi?

Nenhuma afirmação geral pode ser feita. Os trechos retos a montante e a jusante dependem de muitos fatores, como o sistema de tubulação e a relação beta. Se você tiver dúvidas sobre sua aplicação específica, entre em contato conosco.

Para que servem os orifícios de restrição e quando são utilizados?

Os orifícios de restrição são utilizados para alcançar uma vazão controlada ou restrita. Eles impedem uma carga muito elevada no elemento de primário de vazão, e também impedem a possibilidade de cavitação. Os orifícios de restrição também podem ser utilizados para controlar a pressurização no comissionamento de uma planta de processo.

Quais são as vantagens dos sistemas FlowPak e ProPak em relação a outros elementos primários para medição de vazão?

As vantagens dos sistemas FlowPak e ProPak são que não são necessários trechos retos a montante ou a jusante, seja qual for o perfil de vazão. A montagem é adaptável e adequada para aplicações em espaços limitados. A perda de carga é reduzida ao mínimo, conseguindo assim uma maior eficiência energética frete a todos os elementos primários para medição de vazão.

O que é a condição sônica?

A condição sônica é quando um gás flui através de um orifício e sua pressão cai, existe um valor de pressão crítica para o qual a taxa de vazão atinge a velocidade do som nesse gás. Isso ocorre quando a relação Psaid/Pent. é aprox. 0,5. Na condição sônica, a taxa de vazão e o Psaid permanecem constantes.