Serviço - Calibração

Qual é a diferença entre uma calibração RBC e calibração de fábrica?

Com uma calibração RBC o cliente recebe um certificado RBC, com uma calibração de fábrica, um certificado 3.1 conforme DIN EN10204. Para mais informações sobre este assunto, acesse nosso texto sobre a calibração RBC.

O que significa calibração?

Calibração na tecnologia de medição significa determinar os desvios do instrumento de medição completo. Numa calibração não existe nenhuma intervenção técnica no instrumento de medição, assim como, ajuste do ponto zero, ajuste de “span” e configurações da linearidade, etc. Com instrumentos de medição para indicação, uma calibração estabelece o desvio entre a indicação e o que seria o valor correto da grandeza. Para medições físicas de materiais, por exemplo, dimensões; o desvio de medição é determinado através da medição da diferença entre a medição e o valor correto especificado. Em malhas de medição, é determinado o desvio entre o valor do sinal de saída medido e o valor esperado deste sinal, tendo-se um valor existente de entrada e uma característica ideal de transferência.

O que é ajuste?

Ajuste significa a configuração ou alinhamento de um instrumento de medição (ou medição física de material), assim os desvios podem ser minimizados para serem os menores possíveis ou ainda para que as magnitudes dos desvios não excedem os limites de erro estabelecidos. Porém, para se fazer um ajuste, é necessária uma intervenção, a qual na maioria dos casos, altera permanentemente o instrumento de medição ou a medição física de um material, por exemplo, reposicionamento do ponteiro do instrumento ou a instalação de um novo mostrador.

O que é verificação?

A verificação de um instrumento de medição (ou medição física de material) inclui o teste, feito por uma autoridade de calibração competente, realizado conforme as instruções de calibração que serão executadas, e a identificação do instrumento. Através deste teste, é determinado se o instrumento de medição em questão cumpre com as especificações de calibração, ou seja, se o instrumento pela natureza de suas características e de suas propriedades metrológicas cumpre com todos os requisitos satisfatoriamente, particularmente se a magnitude dos desvios de medição não excede o limite de erro. Através da identificação, certifica-se que o instrumento de medição satisfaz a tais requisitos no momento do teste, e espera-se que a tolerância se mantenha dentro do especificado no intervalo das calibrações, desde que manuseado da forma adequada. Existem leis que regulamentam quais instrumentos são sujeitos a verificação compulsória.

Qual é a pressão máxima da certificação do laboratório RBC da WIKA DO BRASIL?

A WIKA DO BRASIL possui acreditação para calibração de pressão de até 4.000 bar.

Qual é o número mínimo de pontos de calibração em um relatório de calibração (certificado RBC) para pressão?

Instrumentos para medição de pressão que possuem classe de exatidão  <= 0,5 % mínimo 10 pontos
Instrumentos para medição de pressão que possuem classe de exatidão   > 0,5 % mínimo 5 pontos

Qual a frequência, ou após qual intervalo, um instrumento para a medição de pressão deve ser recalibrado?

Como regra geral, podemos  dizer que:
- Instrumentos para medição de pressão com uma classe de exatidão <= 0,5% anualmente
- Instrumentos para medição de pressão com uma classe de exatidão  > 0,5% a cada 2 anos
- Balanças de pressão, a cada 5 anos.
Contudo, recomenda-se avaliar caso a caso conforme critérios estabelecidos pela norma ABNT NBR 10012.

Para quais serviços e faixas de medição os laboratórios da WIKA DO BRASIL foram acreditados pelo INMETRO?

Laboratório de Pressão: veja INMETRO
Laboratório de Temperatura: veja INMETRO
Laboratório Dimensional: veja INMETRO


O que é o INMETRO?

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO - é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que atua como Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), colegiado interministerial, que é o órgão normativo do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro).

O que é a Rede Brasileira de Calibração (RBC)?

O movimento da qualidade no Brasil e a substituição da política econômica protecionista estimularam de forma expressiva a demanda de serviços metrológicos, suplantando a capacidade de atendimento dos laboratórios disponíveis no INMETRO. Com o objetivo de disponibilizar ao país uma infraestrutura de serviços básicos para a competitividade, em atendimento à demanda, foi estimulada, em 1980, a criação da Rede Brasileira de Calibração (RBC).
Constituída por laboratórios acreditados pelo Inmetro, a RBC congrega competências técnicas e capacitações vinculadas às indústrias, universidades e institutos tecnológicos, habilitados à realização de serviços de calibração. A acreditação subentende a comprovação da competência técnica, credibilidade e capacidade operacional do laboratório.

Como você reconhece um organismo acreditado?

Todos os organismos acreditados pelo INMETRO podem evidenciar sua acreditação através do simbolo de acreditação em seus certificados ou relatórios que devem obedecer a determinadas normas do INMETRO. No site do INMETRO ainda pode-se evidenciar o status da acreditação de tais organismos.

O que é acreditação e quais as vantagens oferecidas pelas acreditações?

A acreditação representa o reconhecimento formal da competência técnica das organizações que realizam avaliação da conformidade, é uma maneira segura de identificar aqueles que oferecem a máxima confiança em seus serviços. Para as empresas a acreditação também promove comparabilidade e reconhecimento internacional dos certificados e relatórios de teste através de acordos de reconhecimento mútuo. Esta transparência facilita o acesso de empresas acreditadas aos mercados nacional e internacional. Além disso, a prova de acreditação é muitas vezes pre-requisito de "clientes potenciais", e nestes casos o relacionamento comercial somente é possível pela comprovação da acreditação. Utilizando-se de um fornecedor acreditado, o cliente pode confiar nos dados do certificado de calibração e garantir através dos dados fornecidos o atendimento a normas, regulamentos e recomendações. Finalmente, o cliente pode ficar tranquilo em relação ao reconhecimento do certificado de calibração RBC através dos acordos de reconhecimento mútuo já obtidos pelo INMETRO, como IAF, ILAC,EA entre outros.

Veja mais em www.inmetro.gov.br


Por que equipamentos devem ser calibrados?

Para garantir consistência à qualidade dos produtos fabricados, para a gestão da qualidade de acordo com a família de normas NBR ISO 9000, em vigor há anos e indispensável para muitas empresas. Esta norma exige que todas as características relevantes para a qualidade de um produto deves ser verificadas e, ao fazê-lo, equipamentos de inspeção rastreáveis devem ser usados. A calibração garante que os resultados medidos são comparáveis internacionalmente, e os riscos de responsabilidade do produto são minimizados - um pré-requisito importante para a competitividade.

O que é acreditação?

A acreditação é uma ferramenta estabelecida em escala internacional para gerar confiança na atuação de organizações que executam atividades de avaliação da conformidade.
Acreditação é o reconhecimento formal por um organismo de acreditação, de que um organismo de Avaliação da Conformidade - OAC (laboratório, organismo de certificação ou organismo de inspeção) atende a requisitos previamente definidos e demonstra ser competente para realizar suas atividades com confiança. No Brasil, apenas a INMETRO atua como entidade nacional de acreditação.

O que é um padrão internacional (VIM_2012)?

Padrão de medição reconhecido pelos signatários dum acordo internacional, tendo como propósito a sua utilização mundial.

O que é um padrão nacional (VIM_2012)?

Padrão de medição reconhecido por uma entidade nacional para servir dentro dum Estado ou economia, como base para atribuir valores a outros padrões de medição de grandezas da mesma natureza.

O que é um padrão de medição de referência (VIM_2012)?

Padrão de medição estabelecido para a calibração de outros padrões de grandezas da mesma natureza numa dada organização ou num dado local.

O que é um padrão de medição de trabalho operação (VIM_2012)?

Padrão de medição que é utilizado rotineiramente para calibrar ou controlar instrumentos de medição ou sistemas de medição.

Como é determinado um intervalo de calibração?

Para garantir que as medições corretas possam ser realizada de forma permanente,  os equipamentos de medição devem ser monitorados e calibrados em intervalos regulares. Este período de tempo corresponde ao intervalo de calibração ou frequência de calibração. O usuário de um item de calibração é o único responsável pela definição do intervalo de calibração exata. Existem, no entanto, muitos fatores que afetam a determinação do intervalo de calibração. Eles incluem, por exemplo, as incertezas de medição necessárias, defintion de normas e diretivas, as condições de funcionamento dos equipamentos de inspeção, freqüência de uso, os custos subsequentes causados por medições usando um equipamento com defeito e as recomendações do fabricante.

Para quais parâmetros de medição elétrica os laboratórios são certificados?

Corrente contínua: 0 mA ... 10 mA
Tensão CC: 0 V ... 100 V
Resistência CC: 0 Ω ... 10 k Ω

Os laboratórios de Calibração da WIKA do Brasil possuem acreditação para o serviço da calibração nas instalações do cliente (calibração em campo)? Para quais serviços?

Sim. Veja lista de serviços atualizadas nos links abaixo:
Laboratório de Pressão: veja INMETRO
Laboratório de Temperatura: veja INMETRO
Laboratório Dimensional: veja INMETRO


Um certificado de teste/calibração de fábrica 3.1 pode ser utilizado para a rastreabilidade?

Não. Um certificado 3.1 de inspeção/calibração de fábrica é somente utilizado para listar os valores medidos e não deve ser utilizado como rastreabilidade de medições. A declaração que um certificado 3.1 de inspeção/calibração de fábrica documenta a rastreabilidade somente é aceitável se:

  • os padrões de referência utilizados são rastreáveis e
  • um procedimento de calibração acreditado (procedimento válido) descrito no documento, foi utilizado corretamente.

Por razão de custos, estes são normalmente emitidos de forma reduzida. Certificados 3.1 de inspeção/calibração de fábrica devem ser tratados como certificados de calibração de institutos não-acreditados.