Perguntas frequentes

Equipamento de serviço

Para que é utilizada uma unidade móvel para transferência de gás SF6?

Uma unidade móvel para transferência de gás SF6 é utilizada para transfrência e liquefação de gás SF6.

Qual é a diferença entre uma bomba de vácuo e um compressor de vácuo?

Uma bomba de vácuo é usada para evacuar o ar de um compartimento de gás. Em contraste, um compressor de vácuo no processo de recuperação de SF6 assegura uma pressão inicial de mais de 1 bar no compressor SF6 e, assim, permite uma pressão residual no tanque de gás de até 1 mbar.

Por que equipamento especial deve ser utilizado para gás SF6?

O gás SF6 é um gás de efeito prejudicial ao meio ambiente. 1 kg de gás SF6 corresponde a aprox. 23 toneladas de CO2. Por esta razão, o vazamento para a atmosfera deve ser evitado e o uso de equipamentos especiais é obrigatório. Devido ao projeto e às válvulas auto-vedantes especiais instaladas nos equipamentos de manuseio WIKA SF6, a perda de gás pode ser reduzida ao mínimo.

O que pode ser enchido com a unidade portátil para transferência de SF6?

Devido à pressão de saída máxima de 50 bar abs., você pode usar a unidade portátil de transferência de SF6 para encher cilindros de gás e outros tanques. A essa pressão, o gás SF6 já passou para a fase líquida, permitindo assim o armazenamento com economia de espaço. Com a ajuda da segunda saída, que contém um redutor de pressão, um enchimento controlável de até 16 bar abs. é possível. Isto é usado principalmente no enchimento de aparelhagem ou outro equipamento.

A evacuação de plantas e tanques é possível com uma unidade portátil de transferência de SF6?

Para a evacuação completa da planta e dos tanques, é necessária uma segunda unidade, um compressor de vácuo para SF6, uma vez que, no lado de entrada, uma unidade portátil de transferência SF6 permite apenas uma pressão final de pouco menos de 1 bar abs.

Qual é a diferença entre “oil-free” e “oil-less”?

Com "oil-free", o compressor ainda contém pequenas quantidades de lubrificante que podem entrar no circuito sob várias circunstâncias. “Oil-less” refere-se a compressores que funcionam completamente sem lubrificante.

Por que os compressores “oil-less” são recomendados?

Os compressores “oil-less” são recomendados para evitar que partículas lubrificantes, etc., entrem no circuito SF6, o que, em algumas aplicações, mesmo em pequenas quantidades, pode causar problemas técnicos. Todos os equipamentos de manuseio de gás da WIKA usam apenas compressores “oil-less”.

O que se deve observar ao conectar uma unidade portátil de transferência SF6?

Para conectar uma unidade portátil de transferência SF6, são recomendadas mangueiras de conexão adequadas para SF6. Deve-se tomar cuidado para que elas estejam equipadas com válvulas auto-vedantes e já estejam preenchidas com gás SF6 ou totalmente evacuadas antes da primeira aplicação. Caso contrário, ar, umidade, etc. podem entrar no circuito e no equipamento a ser preenchido.

Quais tarefas de serviço podem ser executadas com equipamentos de manuseio?

O equipamento de manuseio de gás é uma unidade de manuseio de SF6, que pode ser usada para recuperar e encher compartimentos de gás SF6, bem como para filtrar o gás extraído. O comissionamento dos cilindros de gás SF6 também não é problema para o equipamento de manuseio de gás.

Quais são as características especiais do conceito de segurança do GPU-S-x000?

Entre as características especiais está a separação em dois controladores de operação autônoma. O controlador de processo controla todos os processos e se comunica com o operador através da tela de entrada (também chamada de  HMI “Human Machine Interface”). O controlador de segurança, que é baseado nos componentes SIL 2, monitora as condições críticas do sistema. Os componentes com certificação SIL 2 a que estamos nos referindo são os sensores de pressão, uma célula de carga para medir o conteúdo do tanque e o detector de gás SF6 (tecnologia IR). Este último detecta emissões em um intervalo de 0 a 2.000 ppmv. Quando os limites do local de trabalho são excedidos (1.000 ppmv), o detector coloca automaticamente o sistema em uma condição segura e alerta o operador. A emissão de gás SF6 durante o manuseio é, portanto, reduzida a um mínimo. A WIKA é a única fornecedora de equipamentos de manuseio de gás SF6 com um controle de segurança de acordo com SIL 2.

É possível dispensar um pré-filtro ao recuperar gás SF6 com equipamento de manuseio?

Embora dois sistemas de filtragem estejam instalados no equipamento de manuseio WIKA (filtro de partículas e filtro SF6), no caso de SF6 altamente contaminado, um pré-filtro (por exemplo, GPF-10) deve ser usado para proteger o sistema.

Por que a capacidade do compressor SF6 não pode ser usada diretamente para comparar as velocidades do processo?

Embora a capacidade do compressor SF6 possa ser uma indicação da velocidade do processo, outros fatores, como:

• o diâmetro do tubo na unidade de manipulação SF6
• a construção do gasoduto (número de constrições, etc.)
• a otimização baseada em software dos processos
• as condições gerais (comprimento e diâmetro da mangueira usados, etc.)

também podem ser muito cruciais.