Serviço - Gás SF6

O que é o SF6?

SF6 é a fórmula molecular para hexafluoreto de enxofre. SF6 é um composto químico dos elementos de enxofre e flúor que, em condições normais, não é tóxico, é inodoro e incolor.

A manipulação do gás SF6 é perigosa?

O contato com o SF6 puro não é prejudicial para a saúde. No entanto, o gás SF6 é um gás de efeito de estufa e, portanto, as emissões devem ser evitadas.

Pessoas que trabalham com o gás SF6 devem ser capacitados?

Na União Europeia é necessário que o pessoal encarregado pelo manuseio de gás SF6 tenha treinamento especifico. No Brasil, entretanto, não existe tal obrigatoriedade. Entretanto, a WIKA pode fornecer treinamento para que os profissionais atuem de forma responsável em seus trabalhos com gases de forte efeito estufa, evitando emissões devido à manipulação incorreta.

Por que a qualidade do gás SF6 deve ser analisada?

A qualidade do gás SF6 deve ser analisada uma vez que, em conjunto com impurezas no compartimento, podem ocorrer reações químicas no gás quando usado em comutadores com isolamento a gás devido à alta energia liberada durante operação. Uma análise da qualidade do gás SF6 é sempre recomendada e deve ser uma parte integrante da estratégia de manutenção, especialmente antes de qualquer tratamento dos gases.

Qual influência as reações químicas têm no gás SF6?

As reações químicas no gás SF6 podem levar a criação de subprodutos agressivos e altamente corrosivos, que pode ter um impacto negativo na segurança da planta. Isso pode levar a falhas parciais ou completas do equipamento.

O gás SF6 pode ser descartado sem problemas?

Os gases SF6 não são facilmente descartados, uma vez que eles podem ter propriedades agressivas, tóxicas e corrosivas. Devem ser verificados regulamentos específicos para a movimentação de cargas perigosas.

O que acontece se for detectado gás SF6 contaminado?

Se o gás SF6 contaminado for detectado, dependendo do grau de contaminação, o gás pode ser reutilizado ou deve ser descartado adequadamente.