1. Departamento de reclamações
Se a WIKA reconhece uma divergência dos produtos comprados, a WIKA reclama sobre estes fornecimentos (em casos isolados também sobre partes do fornecimento) e devolve-os ao fornecedor. Se for necessário fazer melhorias ou separar os produtos na WIKA por razões de cumprimentos de prazos, o fornecedor deve concordar com as atividades requeridas após as melhorias ou separar os produtos e arcar com os custos adicionais. Cada reclamação é reportada ao fornecedor por meio de um relatório de teste e tem efeito para a avaliação do fornecedor.
2. Comentário / relatório 8D
Se a WIKA requer um comentário do fornecedor em caso de reclamação, a solicitação é claramente anotada no relatório de teste com indicação de um prazo. O fornecedor deve enviar o comentário num relatório 8D, no prazo determinado para o departamento de Compras. Se não for possível enviar o comentário no prazo requerido, o fornecedor deve informar a WIKA com uma simples mensagem para o mesmo endereço de e-mail do responsável pelo departamento de Compras, incluindo o novo prazo. Se o comentário não for enviado à WIKA, um lembrete será enviado.
3. Alterações técnicas
Modificações técnicas de produto ou do processo de fabricação pelo fornecedor devem ser reportadas, planejadas e feitas em acordo com a WIKA. Após modificação, a WIKA reserva-se ao direito de solicitar novas amostras de produto ou reavaliar o processo na base da auditoria de processo.
Modificações pela iniciativa do fornecedor
O fornecedor deve solicitar a modificação de um componente aprovado do comprador WIKA responsável. A WIKA decide internamente se a modificação pode ser feita. A modificação deve ser feita somente após aprovação. Um plano antecipado deve ser apresentado garantindo o fornecimento até a modificação que é autorizado pela engenharia da WIKA para fornecimentos futuros.
As seguintes modificações requerem inspeção da amostra:
- Modificação do projeto de produto
- Modificação de material ou substância
- Modificação do processo de produção
- Aplicação de máquinas, ferramentas ou equipamentos novos ou modificados
- Contratação de novos fornecedores
- Relocação da produção
Se uma nova ou segunda inspeção da amostragem é requerida devido às modificações técnicas, a WIKA solicitará amostras e providenciará o arquivo para a primeira inspeção (relatório EMPB) ao fornecedor. A engenharia da WIKA é responsável pela aprovação e deve concordar com a primeira inspeção extensa de amostra.
Modificações pela iniciativa da WIKA
Após modificação, a WIKA providenciará a documentação técnica, como desenhos e/ou especificações com um novo índice e enviará ao fornecedor. A WIKA solicitará um orçamento (custos e prazos) e uma avaliação da viabilidade de produção da modificação solicitada. Os desenhos serão modificados somente após o orçamento ter sido aprovado e confirmada a viabilidade de produção.
A extensão da primeira inspeção de amostra será definida pela equipe da engenharia da WIKA.
4. Solicitação de divergência
Se o fornecedor reconhece que o produto difere da documentação técnica, o fornecedor pode informar a WIKA por meio de uma solicitação de divergência (Deviation Request). O fornecedor deve enviar o formulário preenchido, incluindo o código do item e número de pedido, à engenharia da WIKA responsável da qualidade de fornecimento. Nota: O fornecedor deve preencher o formulário completo! Especialmente com as causas de falha e ações corretivas.
A WIKA verifica a usabilidade de produtos internamente e informa o fornecedor sobre a decisão enviando-lhe a solicitação de divergência preenchida. Produtos fornecidos devido à permissão autorizada de divergência não serão considerados negativamente na avaliação do fornecedor.
5. Auditoria de processo
A WIKA reserva-se ao direito de examinar o processo de fabricação e todos os processos relevantes para fornecimentos à WIKA a qualquer momento conforme acordado com o fornecedor. Motivos para uma auditoria: qualificação de um novo fornecedor, conclusão do acordo de garantia da qualidade, deterioração considerável do desempenho da qualidade de um fornecedor, aprovação de processos e ferramentas novas/modificadas. A WIKA realiza auditorias de processo na base da VDA6.3. A auditoria será agendada em acordo com o responsável pelo fornecedor. Após a realização da auditoria, o fornecedor será informado dos resultados entre uma semana útil ou até mesmo no mesmo dia. Se medidas de melhoria são requeridas devido ao resultado da auditoria, o fornecedor deve elaborar um plano de ação e enviá-lo à WIKA no prazo dado pela engenharia da WIKA. Se uma segunda auditoria é necessária devido às divergências ocorridas, a segunda auditoria tem que ser aprovada pelo órgão responsável pelo fornecedor.