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Compressores de pistão existem nas versões com 1, 2, 3 ou 4 cilindros, de acordo com a necessidade de ar comprimido ou nível de pressão necessário. Com um compressor com 2 cilindros com “duplo estágio”, o ar gerado é dobrado.

Nos “estágio único”, em que a saída do primeiro cilindro está ligada à entrada do segundo cilindro, são alcançadas pressões altas do sistema. Um compressor de pistão consiste de um virabrequim, uma biela, um cilindro, um pistão e uma válvula. O virabrequim é conduzido por uma correia em V, geralmente por um motor elétrico. Existem também modelos pequenos com apenas um motor com um cilindro/pistão.

Entretanto, a maioria dos compressores tem um tanque de ar comprimido, para manter o sistema de pressão estável para o consumidor do ar comprimido. A operação de ferramentas pneumáticas leva a queda da pressão no tanque. Quando a pressão cai abaixo do limite mínimo, o motor inicia; quando o limite máximo é excedido, o motor automaticamente se desliga.

Os pressostatos garantem um sistema de pressão estável dentro dos limites ajustados (pontos de atuação). O manômetro WIKA indica com precisão a pressão no tanque, e portanto a pressão de trabalho disponível, e também a função de liga/desliga do contato.

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