Perguntas frequentes

Termômetros analógicos

O que é um contato eletrônico (modelo 830.E)?

Contatos eletrônicos são equipados com um sensor livre de contato. Eles são especialmente adequados para manômetros com enchimento de óleo e devem ser preferidos para voltagens baixas e pequenas cargas DC, assim como para uma entrada de sinal de um PLC (controlador lógico e programável).


O que são instrumentos de medição mecatrônica?

É quando temos componentes ou conjuntos eletrônicos integrados a um instrumento de medição mecânico. Desta forma, obtemos uma indicação local totalmente mecânica e adicionalmente a transmissão de um sinal elétrico de saída ou a função de contatos elétricos. A vantagem deste tipo de instrumento é que a medição local é mantida mesmo em caso de falta de energia ou interrupção do circuito do sinal elétrico.

O que significa NAMUR?

NAMUR é a abreviação para "Normenausschuss Mess- und Regeltechnik" (comitê para padrões de medição e controle).

Qual função o efeito Hall provoca em instrumentos intelliGAUGE/intelliTHERM?

O campo magnético que afeta o sensor Hall surge de um imã permanente que está em movimentação, que está instalado em uma distância fixa do sensor Hall. Assim, o ângulo da rotação do imã permanente pode ser medido em relação ao sensor Hall. Nos instrumentos intelliGAUGE/intelliTHERM um imã permanente é montado no ponteiro, central à haste do ponteiro. Quando o ponteiro gira, o imã gira acompanhando. Assim, o ângulo da linha de campo, que está entre os pólos do imã, altera relativamente ao sensor Hall. Como existe uma força diferente para cada ângulo das linhas de campo em relação ao sensor Hall, o sensor Hall garante que a voltagem Hall está proporcional ao ângulo de rotação do ponteiro e assim está proporcional à pressão.


O que é o efeito Hall?

Se uma corrente elétrica constante está percorrendo um componente semicondutor, e este componente está sob a influência de um campo magnético, então uma tensão (Tensão de Hall) é gerada dentro deste componente semicondutor proporcionalmente à força do campo magnético.

O que significa um termistor “NPT” ou (Negative Temperature Coefficient)?

Os termistores NPT são melhores condutores de eletricidade em temperaturas altas do que em temperaturas baixas. Eles também são conhecidos como resistências NTC (Negative Temperature Coefficient) - coeficiente negativo de temperatura. Um NTC é tipicamente utilizado na indústria plástica, alimentícia e de bebidas.

Como funciona uma termorresistência?

O principio de funcionamento de uma termorresistência é a variação da resistência elétrica pela variação da temperatura. Como a resistência elétrica aumenta com a elevação da temperatura, nós referimos a este instrumento com um PTC (Positive temperature coefficient ou Coeficiente positivo de temperatura). As termorresistências tipo Pt100 ou Pt1000 são geralmente utilizadas em aplicações industriais. Estes instrumentos são normalizados pela IEC 60751.

Termômetros mecânicos com marcação CE podem ser colocado no mercado europeu?

Com a marcação CE, o fabricante, a empresa ou a pessoa que coloca o produto no mercado ou o representante autorizado da União Europeia declara que o produto cumpre com todas as diretrizes Europeias relevantes.
Como não há uma instrução (diretriz) obrigatória para termômetros mecânicos conforme a DIN EM 13190, estes instrumentos também podem ser colocados no mercado europeu sem marcação CE.

Termômetros à expansão de gás fazem parte da diretriz para equipamentos de pressão e uma apropriada marcação CE é aplicável?

Termômetros à expansão de gás sem poço de proteção, entram no escopo da diretriz 2014/68/EU (anteriormente PED 97/23/EC) como “acessório de pressão”, e também quando não estiver montado ou quando estiver montado em poço de proteção como “vaso de pressão”. A classificação é baseada no artigo 4, parágrafo 3 da diretiva aplicável 2014/68/EU (Projeto, fabricação e testes executados conforme boas praticas de engenharia). O instrumento não pode ter marcação CE, dessa forma não poderá emitir um certificado de conformidade. Uma declaração do fabricante pode ser solicitada e emitida se necessário.

A temperatura ambiente tem alguma influência no elemento elástico situado dentro da caixa do termômetro à expansão de gás?

Sim, por causa disso, a compensação bimetálica é instalada entre o movimento e o elemento elástico. Isto compensa a temperatura ambiental entre 0 ... 40 °C.

Como prevenir a alteração do ponto zero do termômetro (drift da calibração) após a colocação do istrumento em uso?

Esse efeito indesejável pode ser antecipado realizando um tratamento térmico (envelhecimento). Os bimetálicos uma vez finalizados e prontos para instalação no instrumento são mantidos a uma temperatura entre 350°C a 400°C (se necessário, temperaturas mais altas podem ser aplicadas), estabilizadas abaixo seu limite de aplicação e subsequentemente resfriados lentamente.

Como funciona um termômetro bimetálico?

Uma lâmina fabricada de chapas laminadas, composta de metais com coeficientes diferentes de expansão térmico ("bimetal"), dobra como resultado de alterações da temperatura. A dobra ocorre  de forma aproximadamente proporcional à mudança da temperatura. Para lâminas bimetálicas, dois sistemas diferentes de medição foram desenvolvidos: sistema helicoidal ou sistema espiral. Devido à deformação mecânica do rolo bimetálico em qualquer das formas citadas, devido a alteração da temperatura ocorre um movimento giratório. Se um dos lados do sistema bimetálico é fixado seguramente, o outro girará a haste do ponteiro. As faixas de medição estão entre -70 e +600 °C com uma classe de exatidão de 1 e 2 conforme EN 13190.

Como funciona um termômetro à expansão de gás?

O sistema de medição do termômetro com mostrador consiste de uma haste, capilar e tubo Bourdon numa caixa. Estas partes são combinadas para formar uma única unidade. O sistema completo de medição é enchido sob pressão com gás inerte. A alteração de temperatura causará uma alteração interna de pressão na haste. A pressão deforma a sistema elástico de medição e esta deflexão é transferida ao ponteiro através do movimento ao mostrador. Flutuações na temperatura ambiente que afetam a caixa podem ser negligenciadas, pois um elemento de compensação bimetálico é montado entre movimento e o sistema elástico de medição. As faixas de medição estão entre -200 e +700 °C com uma classe de exatidão 1 conforme EN 13190.

Como funciona um termômetro à expansão de líquido?

A indicação é dada através do sistema de medição com enchimento de líquido o qual consiste de um sensor de temperatura, capilar e tubo Bourdon. Todos os três componentes combinados para formar um sistema fechado. A pressão interna de sistema se altera com a temperatura adjacente. Isto faz com que o eixo de ponteiro conectado à mola gire e o valor de temperatura seja indicado no mostrador. O capilar, com comprimentos entre 500 e 10.000 mm também possibilita medição em pontos remotos. As faixas de medição estão entre -40 e +400 °C com uma classe de exatidão de 1 e 2 conforme EN 13190.

Quanto tempo um termômetro à expansão precisa para indicar a temperatura real do meio?

Regra geral: após 90 segundos de imersão, aproximadamente 99 % do valor medido foi alcançado.

Uma verificação inicial é possível para termômetros mecânicos?

 

Desde 01 de janeiro de 2015, a nova Lei de Medição e Verificação está em vigor. Isso não permite mais qualquer verificação inicial de termômetros analógicos. Se for necessária uma verificação inicial para colocar o instrumento de medição em funcionamento pela primeira vez, esse requisito será atendido por meio de um procedimento de avaliação de conformidade. A avaliação da conformidade de um instrumento de medição substitui basicamente a antiga verificação inicial. 

No lugar de um Órgão Oficial de Pesos e Medidas, um organismo de avaliação da conformidade, selecionado pelo fabricante, (que ainda pode ser um Órgão Oficial de Pesos e Medidas) confirma a conformidade de um instrumento de medição com os requisitos legais válidos através da emissão de um certificado de conformidade. Com base nisso, o fabricante do instrumento de medição prepara uma declaração de conformidade por escrito para o instrumento de medição. Uma vez que a validade expira - desde que as condições sejam atendidas - como é normal, uma nova verificação é necessária para que o instrumento de medição possa mais uma vez ser usado em operação comercial e / ou oficial. 

Tanto o certificado de conformidade como o certificado de verificação têm o mesmo peso - de acordo com as orientações da Nova Abordagem 2004/22 / CE e 2009/23 / CE e também de acordo com a Lei de Medição e Verificação (MessEG) em conjunto com a Ordenação de Medição e Verificação (MessEV) suportada por ela.

 


Termômetros à expansão de gás e termômetros bimetálicos são fabricados em conformidade com qual norma?

Termômetros à expansão de gás e termômetros bimetálicos são fabricados conforme a norma EN 13190. Se conectores elétricos são incorporados ao mesmo, a DIN 16196 se aplica.

O que significa o comprimento ativo de um termômetro?

O comprimento ativo de um termômetro é o comprimento sobre o qual o termômetro efetivamente transmite a temperatura, através dos fluxos de entrada e saída de calor do distema.

Quais são as influências da temperatura ambiente no resultado de medição?

Isto depende dos seguintes parâmetros:
1. Taxa de volume da ponta sensora (tubo) com a linha de medição e tubo Bourdon (regra geral: 99:1)
2. Comprimento da linha de medição (capilar) – quanto mais longo, maior a influência
3. Magnitude da temperatura ambiente (valor), altas temperaturas causam um offset na indicação, baixas temperaturas causam uma redução
Possibilidades de compensação:
1. Através uma mola de compensação bimetálica (oposta à direção do ponteiro)
2. Através do ajuste de erro (somente possível se a temperatura ambiente for conhecido e constante)

Qual é o comprimento máximo de um capilar no termômetro à expansão de gás?

Teoricamente, o capilar para termômetros à expansão de gás pode ter um comprimento de até 100 m. Porém, um grande volume de gás no sensor seria necessário para o termômetro à expansão de gás poder operar dentro da classe 1. Com o termômetro à expansão de líquido, o comprimento máximo está limitado a 15 metros, caso contrário, o volume de líquido requirido será muito pesado.

Quais influências mecânicas, além da atuação de contatos, podem causar erros de medição em termômetros bimetálicos?

Em projetos bimetálicos helicoidais, pode ocorrer um deslocamento axial do ponteiro, resultando no atrito do mesmo com o mostrador ou com o visor. Com um projeto e uso de técnicas de fabricação modernos, hoje em dia, estes erros podem ser evitados.

Quando você utiliza um termômetro à expansão de gás com capilar?

Termômetros à expansão de gás ou à expansão de líquido com capilar são utilizados em montagens onde existem pontos de medição de difícil acesso ou em montagens remotas onde os pontos de medição estão distantes do local da indicação. Como revestimento de proteção dos capilares usa-se uma cordoalha espiral e flexível que pode ser metálica ou de PVC.

Qual gás é utilizado para o enchimento de termômetros à expansão de gás?

Hélio.

Por que a haste de um termômetro bimetálico não pode ser fabricado com um comprimento maior que 1 m?

Devido ao fato de que o peso da haste do ponteiro seria maior que a capacidade de giro da mola bimetálica, ou seja, o ponteiro não poderia se mover).

Por que amortecimento de líquido é uma vantagem em altas vibrações?

O amortecimento de líquido atenua a vibração sobre o ponteiro, tornando a leitura estável.

Por que amortecimento de líquido é uma vantagem em ambientes com temperaturas negativas?

Em baixas temperaturas pode haver condensação de água no interior de instrumentos sem enchimento e o vidro pode embaçar. Isto não ocorre em instrumentos com enchimento.

Por que amortecimento de líquido em termômetros bimetálicos somente é possível até temperaturas medianas de 250°C?

Como o enchimento de líquido (óleo de silicone) está no termômetro inteiro (por exemplo, também está presente na haste), isto significa que o enchimento de líquido está aquecido à temperatura do meio. Isto pode levar o óleo de silicone a se inflamar.

Por que amortecimento de líquido em termômetros à expansão de gás é possível com temperaturas medianas acima de 250 °C?

Como somente a caixa está cheia, e assim a temperatura de meio não é transferida ao líquido de enchimento, todas as faixas de temperatura entre -200 °C ... 700 °C são possíveis.

Por que a deflexão no aumento de temperatura não é linear em toda a faixa do instrumento?

Devido ao fato que o coeficiente de dilatação térmica dos componentes bimetálicos é dependente da temperatura.

O que são instrumentos de medição mecatrônica?

É quando temos componentes ou conjuntos eletrônicos integrados a um instrumento de medição mecânico. Desta forma, obtemos uma indicação local totalmente mecânica e adicionalmente a transmissão de um sinal elétrico de saída ou a função de contatos elétricos. A vantagem deste tipo de instrumento é que a medição local é mantida mesmo em caso de falta de energia ou interrupção do circuito do sinal elétrico.

O que significa a abreviação TGT?

O modelo TGT (Temperature Gauge Transmitter - transmissor de temperatura) é um instrumento para a medição mecatrônica de temperatura o qual indica a temperatura sem requerer alimentação externa, e simultaneamente gera um sinal eletrico de saída.

Qual função o efeito Hall proporciona em instrumentos intelliTHERM?

O campo magnético, o qual afeta o sensor Hall vem de um imã permanente móvel instalado a uma certa distância do sensor Hall. Assim, o ângulo da rotação do imã permanente pode ser medido em relação ao sensor Hall. Nos instrumentos intelliTHERM um imã permanente é montado ao ponteiro centralizado ao seu eixo. Quando o ponteiro gira, o imã acompanha o giro do ponteiro. Assim, o ângulo das linhas deste campo magnético que está entre os dois pólos do imã, altera-se em relação ao sensor Hall. Como existe uma força diferente para cada ângulo das linhas do campo magnético em relação ao sensor Hall, este sensor garante que a tensão Hall está proporcional ao ângulo de rotação do ponteiro e desta forma também está proporcional à temperatura medida.

O que é o efeito Hall?

Se uma corrente elétrica constante está percorrendo um componente semicondutor, e este componente está sob a influência de um campo magnético, então uma tensão (Tensão de Hall) é gerada dentro deste componente semicondutor proporcionalmente à força do campo magnético.

Existem certificados GOST para poços de proteção (Rússia)?

Não. Os certificados GOST somente existem para instrumentos de medição, e um poço de proteção é somente considerado um componente de um instrumento.

Poços de proteção precisam de marcação CE (Comunidade Europeia)?

Em principio, os poços de proteção não devem ter a marcação CE. Uma exceção como resultado de sua construção especial, é o poço de proteção WIKA modelo TW61 com DN>25, adequado para solda orbital. Esta construção deve ter a marcação CE conforme a diretriz de equipamentos sob pressão Europeia (2014/68/EU).

Qual é a máxima pressão permitida para poços de proteção?

No apêndice da norma alemã DIN 43772 estão os diagramas de carga, os quais dependem da temperatura e processo, pode ser tomada a máxima de pressão permitida nas diferentes geometrias. Se a geometria não corresponder aos padrões da norma DIN 43772, o cálculo individual pode ser executado conforme a ASME PTC 19.3 ou critérios Dittrich / Klotter, o qual, como resultado estático inclui a máxima pressão permitida.


Quais são os materiais adequados para poços de proteção em temperaturas negativas?

A escolha de materiais para aplicações em baixas temperaturas sempre deve ser em aço inoxidável, como por exemplo 316L (EN 1.4404). (Aprovado conforme AD2000 W10 para temperaturas negativas até -270 °C), A opção em aço carbono deve ser considerada com cuidado, devido ao efeito da queda de temperatura.

Quais são os fatores que influenciam o tempo de resposta de poços de proteção?

Simplificando, pode ser dito, quanto mais regular um poço de proteção é construído, mais devagar ele reage às alterações de temperatura. Para otimizar o tempo de resposta, existe a opção de espessuras finas de parede e espaços minimizados dentre o sensor e a parede interior do furo. Otimizações, além disso, de construções com fundos furados e comprimentos efetivos de inserção maiores que 100 mm.


Qual é a diferença entre poços de proteção usinado de barra e fabricado de tubo?

O poço de proteção fabricado de tubo é construído de tubo fechado em uma das extremidades, normalmente soldado e voltado ao processo. O poço de proteção usinado de barra é construído diretamente de uma barra maciça (redonda ou sextavada).


Qual é o comprimento máximo de inserção de um poço de proteção?

Para poços de proteção fabricados de tubo, o comprimento máximo de inserção é limitado ao comprimento de tubos fabricados, o qual tem entre 5 ... 6 metros. Poços de proteção usinados de barra são fabricados de um material sólido entre 1.000 mm a 2.000 mm. Poços de proteção usinados de barra mais longos devem ser fabricados através de solda de vários “pedaços” Veja informação técnica WIKA IN 00.16 “Design of thermowells in special lengths”.

Qual é a temperatura máxima permitida para poços de proteção?

A temperatura máxima depende do material utilizado os quais as normas devem ser atendidas. Por exemplo, um aço inoxidável padrão pode ser utilizado com ar até cerca +900 °C, a temperatura operacional máxima é aproximadamente +600 °C e uma aprovação pode ser feita de até +450 °C.


Qual é o comprimento mínimo de inserção de um poço de proteção?

O comprimento de inserção de um poço de proteção será especificado conforme o instrumento utilizado. Geralmente, é utilizado um comprimento mínimo de inserção de 60 ... 100 mm para termômetros mecânicos. Os termoelementos precisam de um comprimento mínimo de 35 ... 50 mm. Porém, cada caso deve ser verificado especificamente.

Quais testes e inspeções estão estipulados para poços de proteção?

Como regra geral, todos os testes e certificações devem ser combinados entre o fabricante o cliente final / usuário. Isso é inclusive citado na norma alemã DIN 43772 item 4.6.

Quando são utilizados os poços de proteção usinado de barra ou fabricado de tubo?

O poço de proteção fabricado de tubo é geralmente recomendado para baixa ou media solicitação de processo. O poço de proteção usinado de barra é adequado para altas solicitações de processo, dependendo de sua construção. Assim, o poço de proteção usinado de barra é utilizado quase exclusivamente na indústria de processo.

O que significa a classe de exatidão de um termômetro?

A classe de exatidão de um termômetro é o limite de erro precisamente definido para o desvio tolerado dentro do respectivo intervalo de escala.

Quais informações podem ser encontradas no visor de um termômetro?

O visor contém informações sobre a unidade dos valores medidos, a classe de precisão e informações gerais como o padrão de construção, o número de série e a designação do material para todos os componentes que entram em contato direto com o meio.

Existem regulamentos ou especificações especiais para a escala de um termômetro?

A escala pode ter entre 250 e 290 graus angulares. A faixa de medição do respectivo termômetro é indicada por dois triângulos pretos. A classe de precisão se aplica dentro desse intervalo.