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Ao usinar, a emulsão lubrificante de refrigeração cumpre duas funções importantes em uma máquina: resfria a ferramenta (furadeira, cortador) e apoia a remoção de fragmentos.

O sistema consiste nos componentes

  • Transportador de fragmentos
  • Filtro de fragmentos
  • Unidade tanque/bomba

Através da evaporação na ferramenta, através da remoção de fragmentos com lubrificante de refrigeração, e através da eliminação de lubrificantes utilizados, o nível no tanque de lubrificante de refrigeração e a concentração na operação mudam.

Em grandes empresas metalúrgicas, um funcionário é frequentemente contratado, em tempo integral, para o controle de nível e reabastecimento. No âmbito da Indústria 4.0, a medição e documentação automática do nível trazem várias vantagens. Além do reabastecimento baseado na demanda, o consumo é documentado e as alterações (por exemplo, vazamentos) são detectadas. Através da usinagem da peça de trabalho, o lubrificante de refrigeração aquece. Este aquecimento deve ser removido através de trocadores de calor e as temperaturas limite (especificações do fabricante) devem ser rigorosamente respeitadas. Um contato de limite simples pode monitorar a temperatura máxima, ou uma termorresistência pode medir a temperatura da emulsão no tanque. Assim, o resfriamento baseado na demanda se torna possível, o que leva a uma economia significativa de energia.

O TRGS 611 prescreve as disposições e documentação regulares do lubrificante de refrigeração:

  • Disposições para a concentração operacional, na prática, 4… 8% (refratômetro manual)
  • Verificação o valor do pH (pH - teste de papel)
  • Determinação do teor de nitrito (teste de tiras)
  • Determinação da temperatura
  • Contagem de germes (até o momento, sem limite ou valor padrão)

O padrão atual é a medição local e subsequente entrada manual em uma tabela em papel. A WIKA está trabalhando em uma solução “Indústria 4.0” para a documentação automática desses valores medidos. Além da eliminação da medição manual, uma medição mais frequente fornece uma indicação antecipada de qualquer “queda” iminente do lubrificante de refrigeração. Podendo ser evitado e uma troca do lubrificante de refrigeração pode ser prevenida.

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