Termostatos

Como funciona uma termorresistência?

O principio de funcionamento de uma termorresistência é a variação da resistência elétrica pela variação da temperatura. Como a resistência elétrica aumenta com a elevação da temperatura, nós referimos a este instrumento com um PTC (Positive temperature coefficient ou Coeficiente positivo de temperatura). As termorresistências tipo Pt100 ou Pt1000 são geralmente utilizadas em aplicações industriais. Estes instrumentos são normalizados pela IEC 60751.

O que são ligações a 2, 3 ou 4 fios?

Eles descrevem o número de fios com os quais o resistor de medição está conectado (por exemplo, Pt100). Como a ligação mais simples é a 2 fios, a resistência da fios pode alterar o resultado de medição, esta influência negativa pode ser compensada com a ligação a 3 ou 4 fios, e assim a exatidão da medição será melhorada.

O que significa um termistor “NPT” ou (Negative Temperature Coefficient)?

Os termistores NPT são melhores condutores de eletricidade em temperaturas altas do que em temperaturas baixas. Eles também são conhecidos como resistências NTC (Negative Temperature Coefficient) - coeficiente negativo de temperatura. Um NTC é tipicamente utilizado na indústria plástica, alimentícia e de bebidas.

O que significa um termistor “PTC" ou (Positive Temperature Coefficient)?

Os termistores PTC são piores condutores de eletricidade em temperaturas altas do que em temperaturas baixas. Eles também são conhecidos como resistências PTC (Positive Temperature Coefficient) - coeficiente positivo de temperatura. Um PTC é tipicamente utilizado em temperaturas elevadas, por exemplo, na indústria química.

Qual é o efeito de uma baixa resistência de isolação?

Conforme a IEC 60751 seção 6.3.1, a resistência de isolação entre cada circuito de medição e a bainha, com uma tensão mínima de teste não deve ser menor que 100 MOhm. Um erro de medição acontecerá com uma baixa resistência de isolação, que resultaria em um valor inferior na medição aom relação ao real. Em uma termorresistência (com cabo de isolação mineral) isto resulta, com resistência de isolação de 100 kOhm, em um erro de indicação de 0,25 Ohm e com a resistência de isolação de 25 kOhm num erro de 1 Ohm. Nas termorresistências WIKA é executado um teste da isolação com tensão de 500 VCC e a resistência de isolação deve ser > 1000 MOhm, nós testamos e aprovamos estes instrumentos com o fator 50 vezes maiores que o especificado em norma.

Como regra geral, quais os comprimentos mínimos de inserção são recomendados para um poço de proteção fabricado de tubo para minimizar o erro de medição por dissipação de calor?

para meios gasosos: 15 ... 20 x do diâmetro da ponta de poço de proteção
para meios líquidos: 5 ... 10 x do diâmetro da ponta de poço de proteção
para meios sólidos: 3 ... 5 x do diâmetro da ponta de poço de proteção

(Estes valores padrão são somente válidos para meios estáticos. O espaço entre o poço de proteção e o elemento de medição deve ser < 0,5 mm.)


Por que há uma separação da classe de exatidão dos resistores de medição Pt100 com fio enrolado ou cerâmico (wire-wound) e resistência de medição com filme plano (thin-film)?

No passado, nenhuma distinção foi feita entre estes dois tipos básicos de resistores de medição e seus limites de temperatura. A experiência, porém, mostrou que resistores com filme fino (resistores thin-film) tem um desvio (não insignificante) de suas características. Este comportamento foi corrigido na IEC 60751:2008-07 devido à separação das faixas de temperatura dentro das classes específicas de exatidão.

Por que uma termorresistência Pt100 com classe de exatidão A ou AA conforme IEC 60751 não deve ser utilizada com uma ligação a 2 fios?

A ligação a 2 fios não é permitida para as classes A e AA conforme IEC 60751 pois, neste caso, a resistência elétrica dos condutores é adicionada ao valor medido. Isto geralmente excederá a tolerância especificada do instrumento. A medição da resistência do condutor em temperatura ambiente poderá ser ajusta, por exemplo, em um transmissor, mas a resistência continuará dependendo da variação da temperatura no condutor e ainda continuará sendo adicionada à leitura como um erro.
Conclusão: Uma ligação a 2 fios não é adequada para uma medição precisa de temperatura.