Tipos de pressão: pressão absoluta, pressão manométrica, pressão diferencial

Próximo a temperatura, a pressão é uma das mais importantes variáveis de estados físicos. A pressão é definida como uma força (FN) que age uniformemente sobre uma área definida (A). Os tipos diferentes de pressão são diferenciados apenas pela referência de pressão.

Pressão absoluta

A referência de pressão mais clara é a pressão zero, existente no espaço sem ar do universo. Uma pressão que esteja relacionada com essa referência de pressão é conhecida como pressão absoluta. Para a diferenciação requerida de outros tipos de pressão, ela é indicada com a sigla "abs", que deriva do latim "absolutus" significando separado, independente.

Pressão atmosférica

A pressão mais importante para a vida na Terra é provavelmente a pressão atmosférica, pamb (amb = ambiens = ambiente). Ela é criada com o peso da atmosfera que cerca a Terra com uma altura de aproximadamente 500 km. Até essa altitude, onde a pressão absoluta é pabs = zero, sua magnitude diminui continuamente. Além do mais, a pressão atmosférica é sujeita a flutuações dependentes do clima que é bem conhecida através da previsão do tempo diária. Ao nível do mar, pamb fica na média de 1.013,25 hectopascal (hpa), correspondente a 1.013,25 milibar (mbar). Com ciclones e anticiclones, essa pressão varia em torno de 5 %.

Pressão diferencial

A diferença entre duas pressões, p1 e p2, é conhecida como pressão diferencial, Δp = p1 - p2. Nos casos onde a diferença entre duas pressões representa sozinha a variação medida, chamamos de pressão diferencial, p1,2.

Sobrepressão (pressão manométrica)

A pressão medida mais frequentemente no campo tecnológico é a pressão atmosférica diferencial, Pe (e = excedens = excessivo). Trata-se da diferença entre uma pressão absoluta, pabs e a pressão atmosférica relevante (absoluta) (pe = pabs - pamb) e é conhecida, em resumo, como sobrepressão ou pressão manométrica (pressão relativa).

Uma sobrepressão positiva significa que a pressão absoluta é maior do que a pressão atmosférica. No caso oposto, estamos falando de sobrepressão negativa.

O índice dos símbolos da fórmula "abs", "amb" e "e" claramente definem o ponto de referência da pressão respectiva. Eles apenas adicionam à fórmula a letra p e não o símbolo da unidade.


Tanto com a pressão absoluta, pressão manométrica (pressão relativa) ou pressão diferencial, com a WIKA você encontrará o instrumento de medição adequado para cada tipo de pressão:

Contate-nos

Nosso competente departamento de vendas está à sua disposição para esclarecer todas as dúvidas sobre pressão absoluta, pressão manométrica e pressão diferencial.

Minha lista - Documentos (0)

Nenhum documento adicionado. Para adicionar, selecione o documento pelo ícone da bandeira. E retorne para aba “Adicionados” e insira seu e-mail no rodapé.

O máximo de 20 itens excedido.

Para receber seu link de download por e-mail, insira seu endereço aqui:

Endereço de e-mail inválido.

  • 0